"Algumas pessoas sonham em ter uma piscina,
eu sonho com ROUPAS."

quarta-feira, 24 de março de 2010

Sobre: Audrey Hepburn

Ícone da moda

Jamile Versiani

FUNtástico!*

Terça-feira, 23 de março de 2010

“- Muitas pessoas sonham em ter uma casa, com uma grande piscina… Eu sonho com roupas.” (Audrey Hepburn)



Considerada até hoje um dos maiores ícones de elegância e estilo Audrey Hepburn nasceu em Bruxelas - Bélgica, no dia 4 de maio de 1929, atriz e modelo. De seu pai, um banqueiro irlandês e sua mãe, baronesa descendente de nobres ingleses e franceses veio sua classe. Apesar disso, Audrey não teve uma infância de princesa. Além de viver em meio à ocupação nazista na Europa, seu estado de saúde era delicado. Sofria de anemia crônica e diversos problemas respiratórios.



Sempre muito ligada à moda, Audrey fez um estilo mais clássico com elegância e feminilidade que conquistou até mesmo a estilista francesa Coco Channel. Este relacionamento de Audrey com a moda começou no filme “Sabrina” (1954). Quando foi selecionada para o papel, Audrey quis inovar, e por isto foi a Paris buscar novidades para o seu figurino. Nesta procura conheceu o estilista Hubert du Givenchy, que fez os looks usados pela atriz no filme. Um dos modelos imortalizados pela atriz foi um longo vestido branco de festa, muito copiado até hoje.



Este modelo Givenchy que ela usou em Bonequinha de Luxo (Breakfast At Tiffany's) até hoje é admirado e é um sonho de consumo de muitas mulheres. Além do tubinho, Audrey eternizou alguns acessórios como a bolsa Speedy da Louis Vuitton e o óculos Wayfarer da marca Ray-ban. Como prezava o conforto Audrey não abria mão das sapatilhas no cotidiano, as usava praticamente com tudo, dos vestidos até as calças capri (um dos modelos preferidos de Audrey). Em relação às jóias Audrey não gostava de ostentar muito e usava acessórios discretos e preferia quase sempre as pérolas. Com esse look clean, ela às vezes ousava um pouco usando peças masculinas com femininas e fazendo combinações muito chiques.


O visual de Holly Golightly, personagem do filme Bonequinha de Luxo, talvez tenha ajudado a dar forma ao ícone “Audrey Hepburn”. Sonhadora e delicada, a prostituta de luxo vivida pela atriz ficou marcada por seu estilo sofisticado e sóbrio. Definitivamente um clássico para o cinema e para a moda. Algumas peças-chave, como o vestido preto, as perolas, os óculos escuros e a charmosa piteira fazem parte do look da diva.


A atriz, que encantou o mundo com sua beleza angelical, foi eleita por diversas vezes a personalidade mais bela de todos os tempos. Com 29 filmes no currículo, um Oscar pela primorosa atuação em “A Princesa e o Plebeu” (Roman Holiday, 1953) e uma postura singular, Hepburn transformou-se em um verdadeiro mito Hollywoodiano.


Além desse interesse que ela tinha pela sua própria imagem, Audrey também se importava em ser culta sendo que ela sabia falar uns 4 ou 5 idiomas e ainda se arriscava um pouco no português. No final de sua vida ela se dedicou as pessoas que realmente precisavam de ajuda sendo embaixadora da Unicef. Ela morreu no dia 20 de janeiro de 1993 na Suíça, vítima de um câncer.

*Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário